Páginas

domingo, 9 de agosto de 2009

Sorria! Um ótimo remédio contra a baixa imunidade.

Agora é a vez da Gripe Suína, ou, A H1N1. O que tenho visto é um verdadeiro terrorismo em cima dessa questão.

Nos últimos anos tenho trabalhado com assuntos relacionados a Qualidade de Vida, ai fico pensando nessa Gripe e no estado de espírito que está sendo criado com o tipo de divulgação feita sobre ela.

Ela é séria, sobre isso não discuto, todos os cuidados devem ser tomados devido aos fatos que já sabemos e não vou ficar aqui repetindo.

Porém, também sei que um dos fatores que leva a baixar a imunidade do organismo é o estresse, o desânimo, o medo, a tristeza e a insegurança. Tudo isso é o que tenho visto se formando nos últimos dias com relação a essa gripe. Se juntarmos a isso o estado que nós brasileiros, naturalmente ficamos diante de um inverno chuvoso como esse, teremos um prato cheio para que nossa imunidade seja abalada.

Então, devemos sim, manter janelas abertas permitindo a ventilação em ambientes; lavar sempre as mãos e passar álcool gel, se o acharmos e pudermos comprar; bloquear a propagação dessas gotículas provenientes de espirros ou tosses, fazendo barreiras com lenços (de pano ou papel), no caso de estarmos gripados ou resfriados; manter a higiene adequada dos ambientes; evitar aglomerações etc. Ou seja, atos que deveriam fazer parte de nossa educação desde sempre.

Porém, devemos também, como fator de proteção, impedir o pânico, o estresse, o desânimo, o medo, a tristeza e a incerteza. Fatores que não são adquiridos através de vírus ou bactéria, mas que se nos contagiam, preparam uma caminha confortável para que essas e outras doenças se instalem.

Por isso, junto com a vitamina C tome um chá de ânimo e não de pânico. Assista bons filmes cômicos, programe um "chá" com alguns amigos e falem de coisas alegres e agradáveis, leia um livro legal que já está a um tempo esperando por você, brinque com crianças... Sei lá... São tantas coisas que podemos fazer! Cada um tem sua receita para esse chá. Ache a sua e não deixe esse terrorismo te pegar. Previna-se contra a gripe e contra a depressão. Proteja-se contra o baixo astral. Sorria.

Mesmo assim, se chegar a pegar a gripe, tenha certeza que seu organismo estará mais fortalecido e passará pelo teste, ficando imune a outro ataque.

Vou lembrar aqui umas palavras da Mãe, já falei sobre ela na postagem anterior. Ela diz assim:

“Aprende a sorrir sempre e em todas as circunstâncias; sorrir de tuas tristezas, bem como de tuas alegrias, de teus sofrimentos, bem como de tuas esperanças, porque no sorriso há um poder soberano de autodomínio”.
Aqui vai também um link que recomendo, o boletim de agosto do DoceLimão. Ele trás um vídeo muito interessante, “Operação Pandemia”; um slide explicativo sobre a gripe, um dos melhores que vi no meio de todos esses que circulam por ai; e outras informações úteis sobre a tal suina. AH! Depois dê uma olhada no site do Doce limão, têm muita coisa legal sobre saúde.

Por fim, abaixo tem um vídeo que mostra como o riso pode ser contagiante. Esse é um bom contágio.

4 comentários:

  1. Muito bom, essa gripe já deu né, é isso aí vamos ser felizes e adquirir mais imunidade.
    Andréa Miceli

    ResponderExcluir
  2. Olá andrea! Temos que prevenir, mas não só a gripe. A Tuberculose, por exemplo, é uma doença que está correndo solta na região. Só escuto falar dela na semana de combate e depóis? Sabia que a Baixada Santista tem um dos maiores índices de TB, talvez do planeta? E é outra doença que se manifesta quando a imunidade está baixa e se transmite pelo ar. E ai? Quem fala sobre isso? Só essa doida aqui..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra Silva Muito,muito bom!
      UM assunto sério mas com sabedoria, parabéns!
      Preciso entrar nesse metro ,trem...quero ser contaminada pelo riso por bom humor, alegria...preciso aumentar imunidade urgente por isso que te achei.
      De http://artesquebragalho.blogspot.com/
      abraços
      Márcia Silva

      Excluir
    2. Márcia....
      Obrigada. Espero que tenha ajudado para alguma coisa. É sempre bom lembrar disso.Rir é sempre o melhor remédio mesmo. Ao menos o que ajuda a dar o pontapé inicial para a cura de alguns males.rs Vi o teu blog, lindos trabalhos. Também fazia bijus, mas parei por total falta de tempo.
      Abraços solares e continue vindo aqui.
      Sandra Silva

      Excluir